Vale do Peruaçu é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural Mundial da Humanidade
- Revista de Turismo PB

- 25 de jul.
- 2 min de leitura
O Vale do Peruaçu, localizado no Norte de Minas Gerais, foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela Unesco no dia 13 de junho, com essa conquista, Minas Gerais passa a ser o estado brasileiro com o maior número de bens reconhecidos pela Unesco, totalizando seis títulos mundiais: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, Conjunto Moderno da Pampulha, o Queijo Minas Artesanal e agora, o Vale do Peruaçu.

O estado abriga ainda a Reserva da Biosfera da Cordilheira do Espinhaço, a cidade de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia, o Geoparque de Uberaba, e os sistemas tradicionais de cultivo de Sempre-Vivas no Vale do Jequitinhonha, reconhecidos como Patrimônio Agrícola Global.

Para celebrar essa conquista, o Governo de Minas Gerais realizou, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, no domingo festivo em homenagem à região que se consagra pela importância global de um território onde natureza, ancestralidade e cultura se entrelaçam em formações geológicas monumentais, arte rupestre milenar e modos de vida profundamente conectados à terra.
“O título da Unesco é um reconhecimento ao valor universal do
Peruaçu e ao trabalho conjunto do povo mineiro. Hoje, o mundo reconhece a grandiosidade de um território que sempre foi sagrado para nós, mineiros”, afirma o governador Romeu Zema.

Ações integradas de promoção turísticas - O Governo de Minas já desenvolve um plano integrado para a promoção do turismo na região, com foco em turismo de base comunitária, realização de press trip, participação em feiras, capacitação de turismo de natureza, formação de guias locais, incentivo à economia da criatividade e preservação ambiental participativa.
A conquista do título fortalece ações como o projeto Caminhos do Norte de Minas, o Afromineiridades, o programa

TEM – Turismo, Experiência e Mineridade, e a integração à Estrada Cênica da Cordilheira do Espinhaço.
“A consagração do Peruaçu como Patrimônio Natural da Humanidade é um marco civilizatório para Minas e para o Brasil, e é também a oportunidade de
ampliar o turismo sustentável e transformar o Norte de Minas num destino internacional de natureza e ancestralidade”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
Sergio Moreira








Comentários