top of page
  • Instagram

MINISTÉRIO DO TURISMO IMPULSIONA PESCA ESPORTIVA E FORTALECE TURISMO SUSTENTÁVEL NA AMAZÔNIA LEGAL

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • 25 de jul.
  • 6 min de leitura

O turismo de pesca esportiva no Brasil avança como um dos pilares do turismo de natureza, consolidando uma atividade econômica de alto potencial e, também, um importante instrumento de inclusão produtiva e conservação ambiental. Um dos marcos mais recentes deste movimento é a criação da Federação Norte de Pesca Esportiva (FNPE), oficializada no último dia 15 deste mês com apoio estratégico do Ministério do Turismo (MTur).

A nova entidade engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e integra a estrutura da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE). O objetivo da FNPE é promover, organizar, proteger e desenvolver a pesca esportiva na região Norte do país, aliando o crescimento do segmento à sustentabilidade e à valorização das comunidades ribeirinhas.

“A atuação estratégica do Ministério do Turismo no fomento à pesca esportiva é a materialização de uma visão abrangente: construir um segmento que, além de oferecer experiências inesquecíveis, seja um catalisador de desenvolvimento sustentável para as comunidades e um guardião incansável do nosso valioso patrimônio ambiental”, aponta Joarez Moreira, assessor especial da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo - MTur.


PRIORIZAR AÇÕES VOLTADAS AO TURISMO DE NATUREZA

O apoio do Ministério do Turismo foi decisivo para a estruturação da FNPE. A Pasta tem priorizado ações voltadas ao turismo de natureza, especialmente em regiões consolidadas a exemplo da Amazônia Legal – um dos principais destinos brasileiros de pesca esportiva. A iniciativa também segue as diretrizes do MTur de promover o turismo como ferramenta de transformação social, com foco em geração de renda, capacitação e pertencimento.

Sediada no Amapá, a FNPE é presidida por William Rocha, reforçando o papel de destaque do estado no cenário nacional da pesca esportiva. A diretoria vai ter representantes de todos os estados da região, assegurando capilaridade e articulação em nível local. “Estamos prontos para esse novo ciclo! Unidos pela pesca, pela natureza e pelo desenvolvimento sustentável, que é o futuro da nossa região”, afirma William Rocha.

Para o gerente de Novos Negócios da Embratur, Caio Motta, a criação da FNPE e a união dos estados do Norte em torno da pauta mostram que desenvolvimento e conservação podem e devem caminhar juntos. “Com essa iniciativa, vamos fortalecer o turismo de base comunitária, gerar emprego e renda para as populações ribeirinhas, promover capacitação nas regiões e posicionar a Amazônia como referência mundial em sustentabilidade”, destaca Motta.


SUSTENTABILIDADE - Além de representar um avanço na estruturação institucional do segmento, a FNPE também reforça o modelo de governança defendido pela CBPE e pelo Ministério do Turismo, que valoriza a atuação em rede, o envolvimento da sociedade civil e o uso responsável dos recursos naturais.

“O segmento da pesca amadora e esportiva, alicerçado nos pilares da sustentabilidade, vem se consolidando com o engajamento de toda a cadeia produtiva. A criação da FNPE representa um marco importante ao unir esforços em torno de um propósito comum: “proporcionar aos praticantes as experiências únicas, autênticas e inesquecíveis”, observa Humberto Pires, coordenador-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur.


SUPORTE - O Ministério do Turismo segue atuando de forma integrada com outros órgãos do governo federal, como o Ministério da Pesca e Aquicultura, entidades do setor e gestores estaduais e municipais para fomentar práticas sustentáveis na área, qualificar operadores e orientar visitantes. A iniciativa busca garantir que a pesca esportiva brasileira continue crescendo com responsabilidade, inovação e impacto positivo nas regiões onde é praticada. (Fonte: Lívia Albernaz, Assessora de Comunicação do Ministério do Turismo).


FEST BOSSA & JAZZ VAI AGITAR O TURISMO NA PRAIA DE PIPA

No período de 14 a 17 de agosto próximo, a badalada Praia de Pipa em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, a será palco para mais uma edição do Fest Bossa & Jazz, o festival que une música, arte e sustentabilidade, com programação gratuita, para todos os públicos

Uma celebração à altura, com público animado, boa música, ao som de Macumbia e Jô Bay, e uma paisagem cinematográfica, assim, se desenhou a festa do lançamento oficial do Fest Bossa & Jazz - Pipa 2025, realizada no Makai Club, no sábado (12), com patrocínio da Aperol Spritz.

Diante da presença de convidados, imprensa, influenciadores, parceiros, moradores locais e turistas, a organização do evento revelou a programação completa da edição deste ano, que acontece de 14 a 17 de agosto, na Praia da Pipa. Com 16 anos de história, o Festival segue seu propósito de ofertar, gratuitamente, quatro dias intensos de atrações nacionais e internacionais, experiências artísticas para todas as idades e ações voltadas à sustentabilidade, tudo com acesso 100% gratuito, em um dos destinos mais desejados do país.


PATRIMÔNIO CULTURAL, IMATERIAL E TURÍSTICO

Reconhecido como Patrimônio Cultural, Imaterial e Turístico do Rio Grande do Norte, o Fest Bossa & Jazz vai além da música: é um verdadeiro encontro de culturas, ritmos e ideias. “Em breve, estaremos realizando mais uma edição deste Festival que tanto nos orgulha. Ele nasceu com o propósito de gerar impacto social e cultural, e é uma alegria enorme mantê-lo assim há 16 anos. Que todos possam se encantar e amar mais, a cada edição, assim como eu amo”, destaca Juçara Figueiredo, idealizadora, diretora e coordenadora geral do Fest.

Serão mais de 40 shows com artistas nacionais e internacionais, apresentações diurnas e noturnas nos 5 polos montados em Pipa e, como novidade da edição, um polo na Lagoa de Guaraíras em Tibau do Sul, totalizando 6 polos. “O nosso Festival ganha força a cada ano e, após pedidos dos moradores e empresários locais, vimos a necessidade de criar um polo na Lagoa e, assim, abraçar e nos aproximarmos ainda mais do público de Tibau do Sul, porque a música faz isso”, comenta Luciano Prates, curador artístico do evento.

Em uma mistura harmônica e aperfeiçoada de gêneros como o Jazz Latino, Bossa Nova, MPB, Choro, Soul Groove, Rock, Blues e Samba, o time de atrações está completo e entre os destaques da edição, estão: Lobão, Rosa Passos, Rodrigo Suricato, Indiana Nomma (Tributo a Mercedes Sosa), Liz Rosa (homenagem a Elis Regina), Sueldo Soares (40 anos de carreira), José Portillo (Cuba), Alenko (Suíça) e muito mais. Toda a programação com detalhe de cada polo, horário e os dias de cada apresentação, tanto diurna quanto noturna, Jam Sessions, está disponível no https://www.festbossajazz.com.br/webapp/

Música, educação formativa e consciência ambiental caminham juntas no Fest Bossa & Jazz, que anualmente, abre espaço para oficinas socioambientais promovidas pela Fundação Projeto Tamar, com construção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis. A proposta educativa se estende às escolas municipais, com atividades voltadas para crianças e jovens da rede pública, que também terão aulas de iniciação musical com o projeto Ilha de Música (desenvolvido na Comunidade da África, situada na praia Redinha, Natal, desde outubro de 2006). Além disso, haverá também, o Workshop de Bateria com o renomado baterista Celso de Almeida, no Hotel Pipa Atlântico, dás 9h às 12h, sábado (16 de agosto). No mesmo dia, dás 14h às 16h, um incrível bate-papo “80 anos de Elis Regina”, conduzido pelo jornalista e biógrafo Júlio Maria (autor de Elis: nada será como antes).

O mundo se encontra em Pipa, literalmente. Uma extensa e rica programação para todas as idades. Agora, é com você. Programe-se! O Fest Bossa & Jazz – Pipa 2025 é uma realização da Juçara Figueiredo Produções, apresentado pela Ster Bom com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através do Programa Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, além de MAC Madeiras, Ki Preço e Prefeitura de Tibau do Sul. Conta também com o apoio da Emprotur, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Luck Receptivo, Michelle Tour, Abrasel Litoral Sul, Ratts Ratis, G7 Comunicação e InterTV. Acompanhe tudo pelo @festbossajazz.


SERRA DE SÃO BENTO PROMOVERÁ O FESTIVAL DE INVERNO MAIS CHARMOSO DO RN

A charmosa cidade de Serra de São Bento, um dos destinos turísticos mais procurados na Região Agreste do Rio Grande do Norte, se prepara para receber um grande público no 14º Festival de Inverno de Serra de São Bento. O evento acontecerá nos dias 01, 02 e 03 de agosto de 2025, prometendo aquecer as noites serranas com uma vasta programação, muita música e diversão. Importante se programar!

Para garantir uma experiência inesquecível, o festival já confirmou parte de sua programação musical, que trará um elenco de peso aos palcos da serra. Prepare-se para embalar ao som de Ferro na Boneca, Waldonys e Flávio José, e tem mais novidades no de decorrer do evento.

Conhecido por sua atmosfera aconchegante, o Festival de Inverno de Serra de São Bento combina grandes shows com a valorização da cultura local, gastronomia e o clima ameno da serra. Devido à grande procura, é fundamental que os visitantes se programem com antecedência e garanta suas reservas em hotéis e pousadas.

Fique atento às redes sociais para mais informações sobre a programação completa, pelo perfil oficial do evento: @festivaldeinvernoserra. Não perca a oportunidade de vivenciar um dos festivais mais aguardados do Nordeste!





Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN



Posts recentes

Ver tudo
Notícias

Fampress Febtur no São João Um animado grupo de Jornalistas e profissionais de Turismo, partiu de João Pessoa a Rainha da Borborema e...

 
 
 

Comentários


bottom of page