Turismo & História
- Revista de Turismo PB

- 30 de mai.
- 3 min de leitura

BORBOREMA CANGAÇO
Foi um sucesso a edição IV do Encontro Borborema Cangaço. O evento foi realizado na cidade paraibana de Taperoá e reuniu muitos pesquisadores e aficionados pela temática que é uma das mais debatidas e com o maior lançamento de livros do país.

BORBOREMA CANGAÇO II
A coordenação geral do evento ficou por conta do Presidente da instituição, o Professor Julierme do Nascimento, que também lançou a obra: ‘As façanhas do Cangaceiro Antônio Silvino, “O Rifle de Ouro” I- A hecatombe da Usina Santa Filonila’.
BORBOREMA CANGAÇO III
A obra, uma entre os vários títulos lançados, foi editada pela Kattleya Editora, contando com 131 páginas. É uma ótima leitura não só pelos estudiosos e estudiosas do tema Cangaço, como também do público geral.
BORBOREMA CANGAÇO IV
O evento contou com o total apoio da Prefeitura Municipal de Taperoá e da Universidade Leiga do Trabalho. Destacamos a grande colaboração do Diretor da Biblioteca Ariano Suassuna, o Professor Valtécio Rufino e da Diretora da Universidade Leiga do Trabalho, a Sra. Alice Lélys. O Prefeito George Ciro se fez presente em todo o evento ao lado de secretários municipais e vereadores.
BORBOREMA CANGAÇO V
Além do lançamento de livros, palestras e atrações culturais, tivemos uma importante ação do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano – IHGP e da Academia de Letras de Campina Grande – ALCG na doação de uma coleção de livros para a Biblioteca Ariano Suassuna, fundada em 1941.

CASARÃO IBIAPINÓPOLIS
A Fundação Cultural Casarão Ibiapinópolis, na cidade de Soledade-PB, concluiu a Semana dos Museus com uma vasta programação. No dia Internacional dos Museus (18/mai/25), a entidade fez a entrega de títulos de sócios beneméritos e escolheu seus símbolos oficiais em uma bela noite cultural.

CASARÃO IBIAPINÓPOLIS II
Com destaque para as cactáceas tão comuns no semiárido e a Igreja Matriz de Nossa Senhora Sant’Anna – excelsa padroeira do município, o desenho feito pelo aluno Erivan Júnior da Escola Estadual Padre Ibiapina foi o ganhador do concurso da bandeira e do brasão da Fundação. Uma excelente iniciativa da direção que é composta por Ivanildo Gomes e Fernando Luiz.

DESTAQUE
O Historiador Valtécio Rufino tem uma profícua atuação no desenvolvimento cultural de Taperoá, não medindo esforços para receber alunos na Biblioteca, pesquisadores e turistas que visitam a cidade. Recentemente ele ciceroneou a equipe de filmagem do filme ‘O mistério no Seridó’, gravada em parte no município. Valtécio é fotógrafo, artista plástico e professor dedicado às coisas de sua cidade, o que lhe confere o destaque desta edição.
NAS REDES SOCIAIS
Acompanhe os perfis que foram abordados na coluna: Borborema Cangaço (@borboremacangaco), Fundação Cultural Casarão Ibiapinópolis (@casaraoibiapinopolis), Fernando Luiz (@pocost), Ivanildo Gomes (@ivanildogomescineasta), Escola Pe. Ibiapina (@escolapadreibiapina01), Biblioteca Ariano Suassuna (@biblioteca_arianosuassuna), Valtécio Rufino (@valtecio_rufino ), Universidade Leiga do Trabalho-ULT @uni.leigatrabalho, Prefeito de Taperoá (@georgecirofarias), IHGP (@ihgparaibano05) e ALCG (@academiadeletrascg).
FESTAS JUNINAS
Todo o Nordeste vai ser tomado pela grande tradição das festas juninas. Com muita profissionalização na transmissão dos festejos, estarão disponíveis ao vivo pela internet a festa das principais cidades: Campina Grande, Patos, Santa Luzia e João Pessoa na Paraíba; Caruaru, Recife, Bezerros e Petrolina em Pernambuco; Mossoró, Assú e Caicó no Rio Grande do Norte; Fortaleza, Juazeiro e Crato no Ceará; além de Aracajú-SE, Maceió e Arapiraca em Alagoas. Vai ser possível ver tudo na palma da mão.
FRASE DO MÊS: O Nordeste vai pulsar mais forte em uma festa de São João com muita Tradição.
FALE COM A COLUNA Você quer sugerir ou fazer um comentário, envie sua opinião para thomasbruno84@gmail.com
Thomas Bruno Oliveira
Historiador e Jornalista - 3372-PB





Comentários