Fatos
- Revista de Turismo PB

- 30 de mai.
- 2 min de leitura
As comemorações do dia das mães - um alerta a falta de profissionalismo
As comemorações do dia das mães lotaram os restaurantes na nossa capital, mas, infelizmente, houve muitas reclamações motivadas pela falta de respeito à lei que garante o atendimento prioritário a idosos e gestantes. Isto porque a Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, estabelece que idosos a partir de 60 anos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos, têm direito a atendimento prioritário.
Reunidos em família, decidimos comemorar no Nau Restaurante, por conhecer o bom cardápio e acreditando no bom atendimento. Ledo engano, tivemos no grupo uma idosa de 96 anos, outro de 76 anos, uma gestante, e uma criança de dois anos. Para conseguir uma mesa tivemos que esperar por um tempo exageradamente alto. Procuramos a pessoa responsável pelo setor, enfatizando nossos direitos, mas talvez por orientação da gerência ou falta de informação, tivemos como resposta que prioridade têm todos os clientes. É preciso mais treinamento com funcionários, capacitando-os dotando-os de mais respeito com os clientes.
Mas, em verdade, a falta de cumprimento dessa lei não é só do Restaurante Nau. Outros restaurantes procedem também de maneira desrespeitosa, principalmente em dias comemorativos. A Associação dos Bares e Restaurantes deve reunir seus associados e exigir outras condutas principalmente aquelas que dizem respeito ao cumprimento de dispositivos legais.
Cabedelo, o início da Transamazônica, a BR 230

Uma das BR’s, mais discutidas do Brasil, a BR-230 (Transamazônica), tem o último ponto de chegada no extremo norte do Brasil, e a Estaca Zero, assim denominado o ponto inicial de uma rodovia, em Cabedelo, Estado da Paraíba. É uma rodovia que atravessa o país no sentido Leste-Oeste, cortando grandes áreas das regiões Nordeste e Norte.
Há vários trechos que esperam por projetos de duplicação. Um deles encontra-se localizado no município de Campina Grande, atingindo a Praça do Meio do Mundo. Há expectativa que a obra seja concluída até o final de 2026, o que é animador.

Já o trecho João Pessoa-Cabedelo, atualmente em execução vem causando grande problema em função dos constantes engarrafamentos. Iniciado em 2017, desde então vem acumulando transtornos aos moradores e usuários que se deslocam para suas residências, e aos turistas que vão admirar o belo Pôr do Sol: da praia do Jacaré. A BR-230, é a principal via de acesso a Cabedelo, município que compõe a grande João Pessoa, com boa estruturado, grande comércio e pequenas indústrias. No turismo, ele se destaca, além do citado mais belo Pôr do Sol, no Jacaré, pela presença da ilha de Areia Vermelha que só surge nos horários de maré baixa e por ser uma península (de um lado belas praias e do outro o rio Paraíba, onde veleiros de toda parte do mundo ancoram para passar uma temporada). Finais de tarde, os catamarãs começam a chegar para a contemplação ao som do bolero de Ravel, no tradicional saxofone do Jurandy.

Fernando Duarte





Comentários