O PARAIBANO GUSTAVO FELICIANO É O NOVO MINISTRO DO TURISMO DO BRASIL
- Revista de Turismo PB

- 1 de jan.
- 5 min de leitura

Jornalista Liszt Madruga, de Brasília para a Revista do Turismo da Paraíba - A cerimônia foi realizada na terça-feira (23.12) no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), e foi palco da posse de Gustavo Feliciano como novo Ministro do Turismo. Com a presença do Presidente Lula; do Governador da Paraíba, João Azevedo; do Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, entre outras autoridades; o novo Ministro do Turismo, Gustavo Feliciano exaltou o poder da importante indústria do turismo de promover inclusão social e defendeu empenho pelo crescente acesso de toda a população ao setor.
“O turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo. Promovendo eventos, que geram a alegria, emprego e renda. Promovendo o acesso dos nossos belos destinos a quem ganha menos no país, que é a maioria da população. Porque felicidade e alegria não podem ser questão de classe social: têm que ser símbolo da justiça social, da igualdade”, apontou, agradecendo ao Presidente Lula pela confiança no seu trabalho e enaltecendo a causa social do Presidente da República.

O BRASIL É A POTÊNCIA MAIOR DO TURISMO
Feliciano disse que o Brasil continuará apostando no potencial do turismo de proporcionar desenvolvimento. “O Brasil tem tudo para ser uma potência cada vez maior no turismo! No nosso lindo e deslumbrante Nordeste; na nossa Amazônia, única; na Cidade Maravilhosa do Rio de Janeiro; na poderosa São Paulo; no Sul, tão aconchegante; no Centro-Oeste, cheio de belezas naturais”, frisou Feliciano, citando, ainda, os vários atrativos da Paraíba, de onde é natural.
Gustavo Feliciano agradeceu aos seus familiares e garantiu empenho pela superação de desafios, ressaltando: “Tenham certeza, o Presidente Lula, os senhores Ministros e os colegas de governo, que irei fazer o meu melhor. Quero ajudar a encontrar harmonia e soluções para que o Brasil possa vencer seus enormes problemas”, declarou Feliciano, que elogiou a atuação do antecessor, Celso Sabino, e destacou a parceria do Governador João Azevedo e do deputado Hugo Motta.
QUEM É DA PARAÍBA SABE ACOLHER
O presidente da Câmara Hugo Motta parabenizou o novo ministro e previu mais avanços na gestão de Gustavo Feliciano. “Quem é da Paraíba sabe acolher, sabe receber, sabe cuidar. E não tenho a menor dúvida que Gustavo Feliciano contará não só com o apoio do Presidente Lula, do trade turístico, mas também do Parlamento, para que o Brasil possa ser esse destino turístico buscado por todos”, declarou o o Deputado Hugo Mota.
A cerimônia teve ainda a presença do Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin; da Ministra-Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e de representantes do trade turístico nacional, dentre eles: o Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio; o presidente da CLICIA BRASIL (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos), Marco Ferraz, e de Márcio Santiago, Presidente do Brasil CV&B (Convention & Visitors Bureau), além de parlamentares.
CENÁRIO CONJUNTURAL DE RECORDES NO TURISMO
A posse de Feliciano coincide com um momento de sucessivos recordes no turismo nacional. De janeiro a dezembro de 2025, por exemplo, o Brasil recebeu o recorde de mais de 9 milhões de visitantes internacionais, que realizaram gastos igualmente inéditos no país, de US$ 7,1 bilhões. No mercado interno, no último mês de outubro, 9 milhões de passageiros viajaram em voos domésticos, o melhor resultado do período desde 2000, entre outros avanços.
PERFIL – Formado em Direito, o novo ministro Gustavo Feliciano foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba entre os anos de 2019 e 2021, período durante o qual atuou na promoção do setor e por ações integradas de desenvolvimento regional. Natural da cidade de Campina Grande (PB), Feliciano também foi Presidente do Conselho da Empresa Paraíbana de Turismo (PBTur) e membro do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (FORNATUR). Sempre primou pela excelência das boas maneiras e pela execução das atividades atinentes as gestões públicas.
LULA DA POSSE AO NOVO MINISTRO DO TURISMO
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da cerimônia de transmissão de cargo e de posse do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, na terça-feira, 23 de dezembro, no Palácio do Planalto.
“Tenho certeza que irei fazer o meu melhor, porque é o mínimo, é o que tenho que fazer, é minha obrigação. O Turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo, promovendo eventos que gerem alegria e a geração de emprego e renda, acesso dos nossos belos destinos a quem ganha menos no país. E isso se faz tornando o turismo mais inclusivo e acessível”
Sucessor de Celso Sabino, que ficou à frente da pasta entre 3 de agosto de 2023 e 17 de dezembro de 2025, Feliciano tem a missão de dar continuidade às políticas públicas voltadas ao fortalecimento do turismo como vetor do desenvolvimento econômico e social do país.
Durante a cerimônia, Feliciano afirmou que continuará o trabalho do Ministério do Turismo para que haja mais desenvolvimento e reconhecimento do país como destino turístico mundial. “Tenho certeza que irei fazer o meu melhor, porque é o mínimo, é o que tenho que fazer, é minha obrigação. O Turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo, promovendo eventos que gerem alegria e a geração de emprego e renda, acesso dos nossos belos destinos a quem ganha menos no país. E isso se faz tornando o turismo mais inclusivo e acessível”, declarou Feliciano.
O ministro destacou, ainda, que o Brasil tem tudo para ser uma potência cada vez maior no setor. “Se há uma forma de medir que o Brasil avançou, é ver gente viajando, desfrutando do lazer com suas famílias, porque felicidade e alegria não podem ser uma questão de classe social. Tem que ser o símbolo da justiça social, da igualdade”, disse.
Natural de Campina Grande (PB), Gustavo Feliciano é formado em Direito e já foi diretor-presidente da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc). Com experiência em gestão pública, o novo ministro foi secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do estado da Paraíba entre 2019 e 2021, período em que atuou na promoção do setor turístico e em ações integradas de desenvolvimento regional.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou que o atendimento à indicação de Gustavo Feliciano demonstra sensibilidade política. “Não tenho a menor dúvida de que Feliciano dará seguimento a todas essas ações que foram elencadas, para que o Brasil possa aumentar o número de turistas que nos visitam, fomentar a capacidade que nosso país tem, principalmente nas nossas belezas naturais”, afirmou Motta. “Que juntos possamos, cada vez mais, fortalecer as ações para que o Brasil possa ser esse destino turístico buscado por todos”, continuou.
COP30 FOI A MAIS PARTICIPATIVA DA HISTÓRIA DA ONU
O ex-ministro Celso Sabino agradeceu a confiança depositada no trabalho dele e destacou os resultados expressivos do Turismo brasileiro nos últimos dois anos e meio de gestão. Ele mencionou a Criação do Plano Nacional de Turismo (PNT), programas e ações desenvolvidas, a ampliação do Conselho Nacional de Turismo (CNT), mais emprego e renda para os trabalhadores do turismo e a realização da COP30.
“A COP30 em Belém pode ser a COP mais inclusiva da história. Foi a segunda COP mais participativa da história da ONU. Quando disseram que não haveria infraestrutura, nós demos um show, quando disseram que não haveria hospedagem, teve para todos”, disse.
Além disso, Sabino destacou o reconhecimento do Brasil mundo afora como destino turístico. “O Brasil alcançou o posto mais importante do turismo internacional: a presidência da Organização Mundial do Turismo, a ‘ONU do Turismo’. O turismo, pela primeira vez na história, deu um salto na recepção de turistas estrangeiros. Caminhamos na direção de 10 milhões de turistas internacionais. O Brasil passou a ser reconhecido como país de estabilidade econômica, social e política, despertando em turistas de todo mundo o interesse de conhecer todos os rincões do nosso país”, destacou Sabino.
Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN





Comentários