Notícias
- Revista de Turismo PB

- 1 de jan.
- 3 min de leitura
Natureza Persiste

Artista Sayonara Brasil
Onde há esperança, a vida trilha o seu caminho...:
“A pintura é o meu trilho, o meu percurso acrescentou-me abertura perante um mundo diverso.”
Sayonara Gomes de Oliveira, de nome artístico Sayonara Brasil, bebeu as influências de mundos diversos, em visitas culturais aos EUA (Washington, D.C., Flórida, Nova York, Nova Jersey), um percurso de quarenta anos feitos de vivências, persistência e crescimento interior.
Nesta exposição, Sayonara convida a descobrir sete obras distintas que refletem um percurso diverso. Das aves às paisagens, do abstrato à convivência entre seres de natureza díspar.
Movimento, textura e cor surgem-nos como reflexo de valores estéticos e sensoriais em comunhão com o fenómeno da vida, frágil e subtil, na qual o Homem é volátil, apenas parte de um processo…
Forró no Centro
Nesse último dia 21 foi celebrado o forró tradicional no Caravela Cultural. “Forró de Cabo a Rabo”. O Centro levou mais uma edição especial para o público de João Pessoa, com o show “Forró de Cabo a Rabo”, que reuniu a banda Sabiaras e a participação da cantora e multi-instrumentista Cristiane Villena. O evento aconteceu no Caravela Cultural, no Centro Histórico de João Pessoa, as 17h, com o show que começou às 19h.
Sabiaras, é formada por Cecília Albuquerque, Waleska Rodrigues e Daiane Pitsch, que levou um espetáculo vibrante em homenagem ao forró tradicional, com um repertório recheado de clássicos revisitados e uma forte presença feminina no palco.
A edição ainda contou com a participação especial de Cristiane Villena, cantora, compositora e multi-instrumentista de Itabaiana-PB.
O Forró no Centro é um projeto que já se consolidou como ponto de encontro para os amantes do forró, sempre aos domingos, ocupando o Centro Histórico de João Pessoa com uma programação que exalta a cultura nordestina.
Sesc lança livro e exposição de Cristina Strapação
O Sesc Paraíba, promoveu no dia 27 de novembro de 2025, o lançamento do livro e a abertura da exposição da artista visual, Cristina Strapação, no Hotel Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. A publicação e o vernissage são iniciativas do Sesc que valorizam o fazer artístico e celebra criadores que dedicam sua trajetória à cultura e às artes visuais.
A exposição e o livro apresentam o universo poético e técnico da artista, cuja obra é marcada pela relação profunda com o mar e pela busca constante da essência da paisagem nordestina. As telas de Cristina revelam um diálogo sensível entre o real e o imaginário, onde a natureza é traduzida em cor, luz e emoção.
Cristina Strapação é artista visual com trajetória consolidada no cenário das artes plásticas brasileira. Sua formação inclui estudos em desenho e pintura com mestres reconhecidos, e sua produção transita entre o hiper-realismo e a abstração lírica, com destaque para as representações do mar e da natureza nordestina.
O evento é aberto e gratuito ao público e reforça o compromisso do Sesc Paraíba em promover o acesso à arte e à cultura, incentivando a apreciação estética e o reconhecimento de artistas que contribuem para a riqueza cultural do Estado.
Projeto Cultural
Luso-Brasileiro Fecomércio/Sesc/Senac
A arte como ponte entre culturas. Essa é a proposta do Projeto Cultural Luso-Brasileiro, iniciativa do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraíba que promove um encontro inédito entre o Grupo Trança, de Portugal, o Coro Sinfônico da Paraíba e o Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba. As apresentações aconteceram com entrada gratuita nas cidades de Areia, João Pessoa e Campina Grande, nos dias 21, 26 e 28 de novembro, respectivamente, sempre às 19h. Os ingressos foram limitados.
O projeto celebra a conexão entre Brasil e Portugal por meio da música, da dança e das expressões artísticas que aproximam culturalmente os dois países.
400 ciclistas participaram da edição 2025 do Pedal Iluminado
Um evento a ser seguido, aconteceu recentemente (10 último) no horário da noite, onde, aproximadamente 400 ciclistas entraram na pista e percorreram 15 km pelas ruas da cidade de Campina Grande. Ciclistas demonstraram solidariedade e espírito de confraternização
O Pedal Iluminado 2025, marcou também a inauguração da ornamentação natalina da autarquia de trânsito.
Os 400 ciclistas fizeram a inscrição no evento, que teve a participação ativa de integrantes dos mais diversos grupos de pedal de Campina Grande. Foi uma noite de confraternização e solidariedade. Os participantes fizeram a doação de 1kg de alimento não perecível. Toda a arrecadação será doada para instituições da cidade Rainha da Borborema.





Comentários