top of page
  • Instagram

CONGRESSO DA FEBTUR EM BELÉM DO PARÁ FOI UM EVENTO PADRÃO INTERNACIONAL

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • 7 de jul. de 2025
  • 7 min de leitura

(Liszt Madruga, de Belém do Pará, para a Revista do Turismo da Paraíba) - A hospitaleira Belém, capital do Pará, é uma histórica e importante cidade portuária e a principal porta de entrada para a região do Baixo Amazonas do Brasil. Junto à Baía do Guajará, o bairro da Cidade Velha à beira-rio preserva a arquitetura colonial portuguesa, das igrejas e casas com azulejos coloridos e uma fortificação do século XVII conhecida como Forte do Castelo. Ver-o-Peso é um amplo mercado ao ar livre junto à água, onde se vende peixe, fruta e artesanato da Amazônia.

O Pará é um “point” muito importante do turismo histórico, religioso, cultural e de aventuras, mormente da mirabolante natureza que é um verdadeiro esplendor originário do Grande Arquiteto do Universo. Belém foi a sede do II Congresso Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo. O significativo evento que congregou jornalistas do Brasil e além das fronteiras brasileiras foi um retumbante sucesso. Vivas para a atuante jornalista e anfitrioa Christina Hayne, presidente da FEBTUR Pará, e para “le grand” jornalista Gorgônio Loureiro, o Panda do nosso turismo e profícuo presidente da FEBTUR Nacional, bem como a todos que colaboraram para o sucesso do Congresso da FEBTUR – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO que se consolida como uma importante pirâmide voltada parta o planejamento, crescimento, o fortalecimento e a consolidação da indústria turística brasileira.


SUSTENTABILIDADE TAMBÉM SE FAZ COM INFORMAÇÃO

Com o pomposo tema “SUSTENTABILIDADE TAMBÉM SE FAZ COM INFORMAÇÃO, o Congresso foi instalado às 07:50, do dia 11 de junho do ano corrente com o credenciamento dos participantes, e às 9 horas foi a abertura oficial do II Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo – FEBTUR, que reuniu os profissionais da comunicação, lideranças indígenas, representantes de instituições públicas e privadas, além de autoridades ligadas aos setores turístico e ambiental. O Congresso foi realizado no histórico Parque da Residência - Estação Gasômetro, que foi a morada oficial do Governo do Estado do Pará, um dos prédios mais emblemáticos da capital paraense; o evento foi encerrado com sucesso no dia 15 deste mês. A confraternização entre todos os participantes foi simplesmente esplendorosa.


Os profissionais da imprensa turística brasileira e estrangeira, bem como as autoridades locais e de outros estados, prestigiaram a abertura oficial do II Congresso Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, o evento sob a chancela da FEBTUR Pará, e com o literal apoio da FEBTUR NACIONAL – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO e de outros órgãos federais, estaduais, municipais e empresariais foi um grande sucesso
Os profissionais da imprensa turística brasileira e estrangeira, bem como as autoridades locais e de outros estados, prestigiaram a abertura oficial do II Congresso Nacional de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, o evento sob a chancela da FEBTUR Pará, e com o literal apoio da FEBTUR NACIONAL – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO e de outros órgãos federais, estaduais, municipais e empresariais foi um grande sucesso
Belém do Pará cidade histórica e hospitaleira
Belém do Pará cidade histórica e hospitaleira

A IMPORTÂNCIA DO CONGRESSO NO TURISMO

No transcorrer da coletiva com os profissionais da imprensa, representantes e convidados destacaram a importância do Congresso como espaço de fortalecimento de pautas voltadas à sustentabilidade, à cultura popular, à valorização dos povos originários e ao papel estratégico da imprensa especializada em turismo. A Secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal disse que “(...) este Congresso coloca o Pará no centro do debate sobre uma comunicação responsável, que valoriza os saberes dos territórios, impulsiona o turismo de base comunitária e projeta nossas belezas para o Brasil e para o mundo”.

A Coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Originários da Embratur, Tânia Neres, enfatizou a necessidade de comunicação integrada com as ações governamentais. “Uma das prioridades do governo é a Amazônia, especialmente com a chegada da COP 30. Precisamos mostrar ao mundo o que realmente é a Amazônia. Ainda que o governo produza vídeos promocionais, são os jornalistas e fotógrafos que alimentam as mídias sociais e precisam estar alinhados para que possamos divulgar isso de forma positiva e estratégica”, afirmou.

Márcia Kambeba - EtnoLinguista, indígena, doutora em Linguística e mestre em Geografia participou da coletiva de imprensa e destacou a relação ancestral dos povos originários com a natureza. Ela lembrou, por exemplo, da criação da ‘Terra Preta de Índio’, um solo fértil e equilibrado, desenvolvido há séculos pelos povos indígenas, que demonstra uma relação de cooperação com o meio ambiente. “Os povos originários, ribeirinhos, quilombolas, todos que vivem sob esse ‘monte verde’ que é a floresta amazônica têm uma compreensão profunda da natureza e da vivência nesses territórios”, afirmou. Na cerimônia de abertura, ocorreu uma apresentação artística, com dança e música, intitulada “Falas da Floresta”, trazendo sons e imagens impactantes que convidaram o público à reflexão sobre a Amazônia e seus povos. Devido a sua intensa agenda nacional e internacional, o Ministro do Turismo Celso Sabino, não compareceu ao maior evento turístico que foi realizado no Pará, sob a profícua chancela da Super FEBTUR.


FLORESTA AMAZÔNICA: VITAL PARA O PLANETA

O presidente nacional da FEBTUR, o trepidante jornalista Gorgônio Loureiro, destacou o papel dos comunicadores de turismo frente aos desafios contemporâneos. “A Floresta Amazônica é vital para o equilíbrio climático do planeta. Precisamos compreender que não estamos separados da natureza, fazemos parte dela. Quando destruímos a floresta, destruímos a nós mesmos. O papel da FEBTUR é fortalecer essa consciência entre os profissionais da imprensa”. Gorgônio também ressaltou a importância de manter vivos os pilares da entidade.

“Este Congresso é um marco um nossa altaneira trajetória que estamos construindo juntos. Precisamos seguir com responsabilidade, construindo uma comunicação, justa, coerente e comprometida com as urgências conjunturais do nosso tempo”, ressaltou.

A presidente da FEBTUR Pará, Christina Hayne, reforçou o caráter transformador do Congresso. “Realizar este evento é confirmar que nossos projetos coletivos têm valor inimagináveis.

Precisamos comunicar com responsabilidade, aproximar as pessoas das questões que impactam nosso país e construir, através da informação, caminhos de consciência e desenvolvimento por Brasil afora”, afirmou. Vivas para os expositores que apresentaram salutares novidades atinentes a cultura turística brasileira.

PROGRAMAÇÃO INTENSA DO CONGRESSO

A programação do II Congresso da FEBTUR foi dinâmica, intensa e diversificada, proporcionando aos congressistas conhecerem melhor a hospitaleira Belém do Pará que proporciona grandes atrativos turísticos, históricos e culturais. Durante o transcorrer do Congresso foram realizadas mesas técnicas, oficinas, rodas de conversa e atividades vivenciais, incluindo experiências com as comunidades locais, além de apresentações culturais, musicais e gastronômicas que valorizam a riqueza do Pará. Mais de 100 congressistas de todas as regiões do Brasil, além de representantes de outros países estiveram “in loco” e valorizam o evento. Vivas para os expositores que apresentaram salutares novidades atinentes a cultura turística brasileira, dentre eles:


AS ATIVIDADES SOCIAIS E DE LAZER

Os congressistas foram recebidos na Casa das 11 Janelas, Espaço Cultural “point” de degustação de alta gastronomia regional, onde o “chef” Saulo Jennings, Embaixador de Turismo Gastronômico da ONU – Organização das Nações Unidas, conduziu uma salutar degustação com forte apelo à sustentabilidade da cultura alimentar da floresta, um movimento simbólico que reforça a conexão entre gastronomia e conservação ambiental.

Além do conteúdo técnico, o evento se expandiu para o entorno da cidade, com visitas programadas ao Parque da Cidade (sede futura da COP 30), ao Mangal das Garças, Basílica de Nazaré e ao circuito comunitário da Ilha do Combu. Nesses roteiros, os Congressistas vivenciaram experiências como plantio simbólico de árvores, birdwatching, trilhas, gastronomia local e cortejos juninos, conectando o discurso do congresso com as práticas de campo. Tudo permeado por momentos culturais. Sob o tema da véspera da COP 30, marcada para ocorrer em Belém em novembro deste ano, o Congresso assumiu um papel estratégico. A capital paraense se posiciona como palco de uma discussão moderna sobre comunicação e turismo sustentável, apontando para um impacto positivo que ecoará pelos próximos meses, não só no Brasil, como além das fronteiras brasileiras.


PATROCINADORES DO CONGRESSO

O II Congresso da FEBTUR, foi contemplado com importantes colaboradores, dentre eles: o Ministério do Turismo, Sebrae Pará; Vale; Equatorial Energia; Governo do Estado do Pará, por meio das Secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação; Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Semcult; Prefeitura de Augusto Correia; Prefeitura de Salinópolis; FBHA/CNC; Sudam; Hotel Beira Rio; Ibis Hangar Styles Hotel; Casa de Saulo; Carvalhos Tur; Henvil Transportes; Point do Açaí; Instituto Aupaba; Monotour Turismo; Belém Convention & Visitors Bureau; ABEOC Brasil; Sítio Raiz; LocMil Turismo VerdeMar e Zoe Soluções Digitais; e da poderosa FECOMÉRCIO Pará – Federação do Comércio, Serviços e Turismo do Pará.


ASSEMBLEIA GERAL DA FEBTUR

Durante Assembleia Geral da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (FEBTUR), os associados aprovaram prazo de entrega até 31 de agosto de projetos para eventos institucionais, em 2026. O jornalista Antônio Coca, do Mato Grosso do Sul, associado à FEBTUR Tocantins informou a articulação para levar o II Encontro Nacional da FEBTUR para a Serra da Bodoquena, onde está Bonito, ou Campo Grande. O jornalista Jacobo Malowany propôs a realização do I Encontro Íbero-Americano de Comunicadores de Turismo na região de Canelones, no Uruguai. Alguns associados se manifestaram, ressaltando apoio aos dois encontros, porém, com datas definidas o mais breve possível, para efeito de planejamento e organização.


QUALIFICAÇÃO DOS ASSOCIADOS E OUTRAS METAS

A jornalista Cassandra Theodoro apresentou o projeto Integre-se, voltado à qualificação dos associados, em especial no uso de ferramentas de comunicação. O presidente da FEBTUR Tocantins e diretor nacional de Comunicação, Marco Aurélio Jacob apresentou o Manual de Redação da Febtur. A próxima eleição da Diretoria da Febtur será realizada em novembro deste ano. O presidente nacional da entidade, Gorgônio Loureiro, ressaltou a importância desse momento de consolidação e integração da Febtur.

O diretor financeiro Benneh Amorim pontuou que os candidatos devem ter em mente a responsabilidade de condução da FEBTUR e o diretor Administrativo Gilberto Correia ressaltou que os prazos e regras estão no Regimento e devem ser seguidos corretamente. Durante transcorrer da Assembleia, a Carteirinha Nacional da FEBTUR foi entregue aos associados das regionais adimplentes. Também ocorreu a aprovação das contas da entidade.

Parque da Residência - Estação Gasômetro, que foi residência oficial do Governo do Estado do Pará
Parque da Residência - Estação Gasômetro, que foi residência oficial do Governo do Estado do Pará
No auditório da Fecomércio Pará os congressistas participaram da Assembleia Geral
No auditório da Fecomércio Pará os congressistas participaram da Assembleia Geral

PARQUE ESTADUAL DE UTINGA

Um grupo de jornalistas e comunicadores de turismo participantes do II Congresso Nacional da FEBTUR, foi selecionado para conhecer o Parque de Utinga. Um recanto interessantíssimo e de preservação ambiental. A nossa visita foi altamente proveitosa. O local proporciona excelente opções de lazer para trafegar pelas vias do Parque de Utinga, inclusive de bicicleta, triciclos, além de outras atividades.

Em proteção ambiental, o Parque Estadual do Utinga Camilo Vianna, ou simplesmente Parque do Utinga, é uma unidade de conservação brasileira de nível estadual de Proteção Integral, situado na Avenida João Paulo !!, s/nº, em Curió-Utinga, Belém, Pará. O Parque de Utinga tem uma área de preservação ambiental de 13,93 km². Foi estabelecido em 3 de maio de 1993.

O parque foi criado para proporcionar um espaço de lazer à comunidade; desenvolver atividades científicas, culturais, educativas, turísticas e recreativas; e preservar a fauna e a flora da Unidade de Conservação (UC) de proteção integral. A palavra Utinga é de origem tupi antiga e significa “rio claro”, através da junção dos termos ‘y (“rio”), ting (“claro”) e a (sufixo substantivador). Parque da Utinga É um “point” turístico mirabolante.

O II CONGRESSO NACIONAL DA FEBTUR – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO foi o evento que renasceu o TURISMO DO BRASIL. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Febtur:







Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN

Posts recentes

Ver tudo
Cultura

Um Tributo ao Profissionalismo e à Dedicação Em um mundo onde os holofotes frequentemente iluminam apenas os protagonistas, é vital...

 
 
 

Comentários


bottom of page