CONGRESSO NACIONAL DA FEBTUR SERÁ REALIZADO EM BELÉM DO PARÁ
- Revista de Turismo PB

- 30 de mai.
- 5 min de leitura


Belém a bela e hospitaleira capital do estado do Pará está literalmente preparada para sediar o importante II CONGRESSO NACIONAL DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO - FEBTUR que tem como meta principal a Sustentabilidade por esse Brasil afora. O evento é destinado aos jornalistas, comunicadores, estudantes, empreendedores e aos profissionais da indústria turística, bem como a todos que têm interesse em práticas sustentáveis para o turismo brasileiro. A FEBTUR RN – FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO, presidida pelo Jornalista José Maria Pinheiro participará do CONGRESSO NACIONAL DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO, evento padrão internacional sob a chancela da FEBTUR NACIONAL cujo Presidente é o ínclito Jornalista Gorgônio Loureiro, realizando notável gestão, no Pará, a FEDERARAÇÃO BRASILEIRA DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO – FEBTUR PARÁ é presidida pela Jornalista Christina Hayne, que conta com a colaboração de Wander Centeno Igor Normando, de Helder Zahluth Barbalho, respectivamente prefeito de Belém e Governador do Pará, e de Celso Sabino, Ministro do Turismo.

SUSTENTABILIDADE TAMBÉM SE FAZ COM INFORMAÇÃO
O II CONGRESSO NACIONAL DE JORNALISTAS E COMUNICADORES DE TURISMO – FEBTUR, de acordo com a intensa programação, será realizado no período de 10 a 15 de junho deste ano, em Belém (PA). O evento contará com mais de 150 profissionais da comunicação, do turismo, estudantes e representantes de comunidades locais, e além das fronteiras brasileiras. O CONGRESSO NACIONAL DA FEBUTR projeta Belém do Pará por esse mundo afora e destacando a sua peculiar missão como a capital mundial do TURISMO SUSTENTÁVEL; Belém do Pará será a sede da COP 30. Com o tema “SUSTENTABILIDADE TAMBÉM SE FAZ COM INFORMAÇÃO”, o CONGRESSO NACIONAL DA FEBTUR propõe uma ampla reflexão sobre o papel da comunicação na promoção de práticas turísticas responsáveis e no fortalecimento do desenvolvimento sustentável, especialmente na região amazônica. Entre os palestrantes estão: Celso Sabino, Ministro do Turismo; Bernardete Almeida, Raquel Ferreira, Saulo Jeannings, Beningna Soares, Denise Salomão, Graziele Bezerra, Verônica Lima, Fábio Zelonski, Noemia Ishikawa, Angela Sena, Daniel Nardim, Hortência Osaque, Paulo Rocha, Mariluz Coelho, Juliana Miranda, Luciana Di Lamari, dentre outros.

PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA E FOCO NA AMAZÔNIA
A programação inclui oficinas temáticas, painéis de debates, palestras e exposições culturais. Também serão promovidas experiências imersivas em comunidades locais, para aproximar os participantes da realidade do TURIS
MO SUSTENTÁVEL na região Norte do Brasil.
O CONGRESSO NACIONAL DA FEBTUR terá como foco principal a Amazônia, valorizando os povos originários, a cultural, a religiosidade, as comunidades ribeirinhas e a biodiversidade. A proposta é apresentar práticas que aliem o crescimento do turismo brasileiro naquela região e alhures, à preservação ambiental e ao respeito pelas culturas tradicionais.
COMUNICAÇÃO E TURISMO: INTEGRAÇÃO DE PRÁTICAS
O evento também vai discutir o papel dos jornalistas e comunicadores na divulgação de informações corretas e relevantes sobre turismo e meio ambiente. Especialistas e palestrantes convidados apresentarão boas práticas de comunicação, estudos de caso e estratégias para fortalecer a conscientização pública sobre o turismo sustentável. A expectativa é estimular uma atuação profissional alinhada com princípios de ética, responsabilidade social e preservação ambiental.

VIVÊNCIAS PRÁTICAS NO TURISMO
COMUNICATÁRIO
Está inserida na programação visitas técnicas as regiões como Belém continental e insular, Bragança e Augusto Corrêa, dentre outros “points”. No decorrer da intensa programação, os Congressistas terão contatos com experiências atinentes ao Turismo Comunitário, Gastronomia Regional, Manifestações Culturais e iniciativas de conservação ambiental. Essas vivências buscam demonstrar como o turismo pode ser um instrumento de valorização sociocultural e de desenvolvimento econômico para comunidades locais. Mais informações: As inscrições para o II Congresso Nacional da FEBTUR já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial: https://febtur.org.br/ii-congresso-febtur/.

BELÉM É DESTAQUE EM ESTUDO DA EMBRATUR
COMO DESTINO PARA TURISTAS INTERNACIONAIS
Novo estudo da Embratur sobre tendências e oportunidades do turismo internacional ao Brasil revelou que Belém do Pará está entre os destinos com maior potencial de crescimento junto ao público estrangeiro. O levantamento analisou o comportamento de viajantes de 17 mercados estratégicos, apontando o crescente interesse dos norte-americanos – e de outros lugares, pela região amazônica como um dos destaques. Nesse cenário, Belém se consolida como um destino de oportunidade, com atributos únicos que combinam natureza, cultura e gastronomia.
Tradicionalmente, destinos como Rio de Janeiro, Salvador e Foz do Iguaçu lideram o ranking das cidades mais visitadas por turistas internacionais. No entanto, o novo perfil do viajante global, cada vez mais interessado em experiências autênticas, turismo de natureza e conexão com culturas locais, tem impulsionado o reposicionamento de cidades como Belém. A capital paraense oferece uma combinação singular: acesso direto à floresta amazônica, manifestações culturais de forte identidade e uma das gastronomias mais premiadas do país.

VISIBILIDADE INTERNACIONAL DE BELÉM
A crescente visibilidade internacional de Belém é resultado direto da atuação estratégica da SETUR - Secretaria de Estado de Turismo do Pará, que tem intensificado ações de promoção do destino em feiras internacionais, rodadas de negócios e campanhas de marketing direcionadas ao público estrangeiro.
A Secretaria de Estado de Turismo do Pará vem participando ao longo dos últimos anos de eventos como a ITB Berlim, Salão Nacional do Turismo, WTM Latin America, ABAV Expo, FESTURIS –Feira Internacional de Gramado, Rio Grande do Sul, a Expo Turismo Paraná – e outros eventos turísticos e culturais, o que contribui para inserir o Pará no radar de operadores internacionais influenciando a decisão de viajantes que buscam novos roteiros no Brasil.

BELÉM PORTA DE ENTRADA DA AMAZÔNIA
“Belém é a porta de entrada da Amazônia brasileira e reúne o que os turistas desejam conhecer: a natureza exuberante, cultura vibrante e um povo acolhedor. O estudo da Embratur reforça o que já temos percebido nos principais eventos internacionais: o mundo está voltando os olhos para a Amazônia, e o Pará tem todas as condições de ser protagonista nesse processo. Estamos trabalhando de forma integrada com o trade turístico para estruturar e divulgar nossos destinos com qualidade e responsabilidade”, afirmou o Secretário de Turismo do Estado do Pará, Eduardo Costa.
A identificação de Belém como destino de oportunidade para o mercado norte-americano evidencia o alinhamento da política de turismo do governo estadual com as tendências globais. Segundo a Embratur, o turista internacional valoriza experiências ligadas à sustentabilidade, ao turismo de base comunitária e à preservação ambiental — áreas em que o Pará tem vocação natural e projetos em curso que reforçam essa imagem. “O estudo da Embratur é um importante indicativo de como o Brasil pode diversificar sua oferta turística internacional. E Belém, com sua riqueza natural, histórica e cultural, tem tudo para ocupar um lugar de destaque nesse novo mapa do turismo global”, arremata Eduardo Costa. (Fonte: Por Israel Pegado (Setur, Agência/Pará, Foto Google).
Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN





Comentários