TURISMO Notícias
- Revista de Turismo PB

- há 15 minutos
- 2 min de leitura

Três séculos de religiosidade
A história da Procissão da Penha, em João Pessoa (PB), começa em 1763 com o português Sílvio Siqueira, que prometeu construir uma capela a Nossa Senhora da Penha após ser salvo de um naufrágio no litoral paraibano, erguendo-a na Praia de Aratu (hoje Praia da Penha). Pequenas procissões populares surgiram espontaneamente, organizando-se ao longo dos séculos, transformando-se na maior romaria do Nordeste, uma caminhada de 14 km, que culmina no Santuário, e que reflete a fé e a cultura local.
2026 - Febtur em foco
A Federação Brasileira de Jornalista e Comunicadores de Turismo, entidade fundada em 2020, o objetivo de divulgar, discutir, sugerir temas para incrementar o turismo na Paraíba, vem trazendo avanços significativos para o turismo local e de outros estados.
Com foco em promover o estado, a Febtur PB, tem trabalhado para fortalecer a presença da Paraíba no cenário nacional e internacional.
O turismo, que é um setor estratégico para a economia paraibana através da geração de empregos e fomentando a renda.
Em 2025, o turismo na Paraíba registrou um crescimento recorde, consolidando-se como um dos principais setores econômicos do estado.
A Febtur PB através da notícia, faz mover o turismo de aventura, lazer e negócios.
A Costa das Falésias que conquistou o 3º lugar no Prêmio Nacional do Turismo, foi reforçando o protagonismo da Paraíba no cenário brasileiro.
A entidade trabalha em parceria com a Secretaria de Turismo do município e empresários.
A Febtur PB, tem buscado fortalecer a presença da Paraíba em eventos e feiras de turismo nacionais e internacionais.
O turismo é uma fonte importante de receita para o estado, contribuindo para o desenvolvimento econômico.
O trabalhado para diversificar a oferta turística da Paraíba, incluindo opções de ecoturismo e turismo cultural.
A segurança e a hospitalidade são prioridades e a Febtur PB, visando melhoria esteve sempre cobrando dos órgãos competentes.
Em particular, a Paraíba oferece uma rica diversidade cultural, com festas, música e culinária típica.
O visitante pode desfrutar de praias, falésias e paisagens naturais únicas, que tem desenvolvido ações para promover o turismo sustentável e responsável.
O turismo é uma oportunidade para o desenvolvimento de comunidades locais, por isso que a Federação, coloca sempre em pauta, temas relacionados a investimentos atrativos.
Trabalhamos para criar uma imagem positiva do Estado como destino turístico.
Com esses esforços, iremos dar continuidade com ideias e sugestões, postas em pauta, nas futuras reuniões. Em setembro, fizemos uma reunião no atelier do Artista Plastico Chico Ferreira e em novembro na Fundação Casa José Américo de Almeida e convidamos presidentes da ABIH, ABRASEL, dos Guias de Turismo, das associações ligadas ao trade turístico, para discutirmos sobre o Turismo do Estado, mas, só o Empresário Fernandes da 100% Laser, compareceu, e deu suas sugestões. No contexto geral foi bem positiva, o Presidente da Casa, Fernando Moura, que também participou, entrou no clima de troca de ideias, e no final, ofereceu espaço para quando precisarmos nos reunir. Em 2026, a Febtur, já está com agenda para a continuidade dos trabalhos correntes.









Comentários