top of page
  • Instagram

O Brejo paraibano uma região que encanta quem visita

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • 14 de nov. de 2021
  • 2 min de leitura

O Brejo paraibano é formado por matas, rios e cachoeiras. A região também é conhecida pelos engenhos de açúcar que produzem a deliciosa rapadura e a autêntica e apreciada cachaça nordestina.

Os municípios atraem visitantes de toda parte do Nordeste e do Brasil, fascinados pela natureza e pela história. São quilômetros de muita beleza e aventura para quem ousar conhecer, pois o fascínio dos lugares agradam muito os adeptos de aventuras.

Os Caminhos do Frio têm dado a oportunidade de conhecermos este pequeno pedaço do Brasil, porém gigante em belezas naturais, como rios e cachoeiras, montanhas e morros para escaladas, caminhadas em trilhas com uma vasta vegetação verdejante (rica flora), e paisagens de tirar o folego.

ree

Bananeiras

O município de Bananeiras se destaca por suas festas anuais, sendo o São João a que merece maior destaque pelas atrações de bandas nacionais e regionais, onde o forró pé-de-serra, anima os festeiros até o raiar do sol. Empresários de visão descobriram o potencial do município e estão investindo em luxuosos condomínios residenciais, restaurantes, pousadas, etc.

ree

Areia

Lá está o Teatro Minerva, um dos mais antigos do Brasil, e o casario, heranças do tempo colonial. Areia é também famosa pelo festival da cachaça, um dos principais produtos da região.


ree


Serraria

Em destaque também as festas juninas, e seguindo os passos da aventura, rapel, trilhas e banho de rio.




ree

Pirpirituba

Aqui, uma bela queda d´água, a Cachoeira do Roncador, oferece um banho agradável e é também ideal para o rapel molhado. É para se aventurar.



ree

Alagoa Grande

Terra do imortal compositor, Jackson do Pandeiro. Visita ao museu é possível conhecer um pouco da história desse pequeno grande homem que cantava, criava e tocava pandeiro com muito talento.

Os municípios brejeiros também oferecem excelente hospedagem, em hotéis e pousadas, festas tradicionais, como as da padroeira de cada município, o Brega Areia e outras. Uma gastronomia de dar água na boca, como a galinha de capoeira, acompanhada do feijão verde, arroz, além da suculenta carne de sol na nata, a carne de bode, assada ou guisada. Como sobremesa o doce de leite, a rapadura, o pudim e o doce de coco, por exemplo. O artesanato também é destaque, com exposições periódicas, incentivando o artista local. Você pode conferir as peças do riquíssimo artesanato visitando as lojas especializadas, e contemplar a arte feita das mais variadas formas e cores, criadas pelas mãos de talentosos artesões.

Vem... a Paraíba lhe espera de braços abertos!






Guet Coelho

Jornalista

Comentários


bottom of page