top of page
  • Instagram

Fiart a maior feira de turismo do Rio Grande do Norte acontece no Centro de Convenções de Natal

  • Foto do escritor: Revista de Turismo PB
    Revista de Turismo PB
  • há 3 horas
  • 4 min de leitura

A 31ª Feira Internacional de Artesanato – FIART, um dos eventos mais aguardados do calendário cultural, turístico e econômico do Rio Grande do Norte e do Brasil foi inaugurada na sexta-feira, 23 de janeiro, prometendo dez dias de intensa programação no Centro de Convenções de Natal, localizado na Via Costeira – Avenida Senador Dinarte Mariz, Ponta Negra. O evento, que se estenderá até 1º de fevereiro, ocupa uma área de 7.500m², consolidando-se como um ponto de encontro imperdível para turistas e público de um modo geral.

Com o tema da celebração e inovação, a FIART 2026 reuni mais de 1.300 artesãos de todo o Brasil, distribuídos em 280 estandes. Mais do que um espaço de compras, a feira se transforma em uma experiência cultural completa que une a rica tradição do artesanato brasileiro à sustentabilidade e ao design contemporâneo.


A CULTURA É O PONTO ALTO DA FIART


Esta edição da FIART apresenta espaços inéditos concebidos para encantar e educar os visitantes: Memória do Artesanato Brasileiro; Salão Arte e Moda; Projeto Feito Potiguar e o Salão da Sustentabilidade, que trará obras de arte feitas a partir de materiais reciclados, enquanto a Exposição Negra reforçará a importância da cultura afro-brasileira e a luta antirracista, promovendo reflexão e valorização.

A programação cultural é outro ponto alto da FIART. O Sebrae oferece um salão com oficinas diárias, proporcionando aprendizado e aprimoramento de técnicas. No palco principal, o Festival Cultural FIART e o Festival Parafolclore, sob produção da MAPA

Realizações Culturais, apresentam espetáculos que celebram a identidade brasileira em cores e ritmos vibrantes.

Os tradicionais salões do Governo do Estado – Fibra, Bordado, Madeira, Cerâmica e Ancestralidade – também marcam presença, garantindo uma vitrine rica e diversificada da produção artesanal de raiz do Rio Grande do Norte.

A 31ª edição da FIART é organizada pela Espacial Eventos, com realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do RN (SETHAS). O evento conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Luck Receptivo, Sebrae, Banco do Nordeste, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal, além do apoio da Inter TV. (Fotos Canindé Queiroz).


AS NOVIDADES E OS NOVOS ESPAÇOS


Memória do artesanato brasileiro: Um novo espaço dedicado à arte em miniatura, com três artistas que construirão cenários e minicidades. Além disso, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN apresenta uma exposição fascinante sobre a história do barro e da cerâmica, desde suas origens até as formas orgânicas e contemporâneas.

Loja Conceito FIART: Reafirmando o sucesso das edições anteriores, o espaço, cuidadosamente elaborado por uma curadoria, exibirá produtos de destaque, com design diferenciado e alto valor artístico.

Participação ampliada do Sebrae: O Sebrae marca presença com sua loja colaborativa e um salão de oficinas, oferecendo ao público a oportunidade de aprender diversas técnicas artesanais diariamente.


Projeto Feito Potiguar: Em sua edição mais robusta, o projeto valoriza os produtos regionais do Rio Grande do Norte, com uma seleção especial de cervejas, cafés e doces genuinamente potiguares, sob a curadoria do Sebrae.

Salão Arte e Moda: Um espaço exclusivo que une o artesanato à moda, com três importantes nomes do artesanato, que atuam na área para apresentar suas criações e tendências.

Salão da Sustentabilidade: Em parceria com o Sindicato de Reciclagem, esse salão promove a conscientização ambiental, com distribuição de mudas e exposição de artesanato produzido a partir de materiais reciclados, como ferro e plástico.

Exposição Negra: Um ambiente dedicado à conscientização antirracista, celebrando a cultura e a contribuição afro-brasileira ao artesanato.

Salões Consolidados do Governo do Estado: O Governo do Estado do Rio Grande do Norte apresenta seus cinco salões temáticos já reconhecidos: fibra, bordado, madeira, cerâmica e o salão da ancestralidade, destacando a diversidade e a profundidade da produção artesanal local.

Programação Cultural: A FIART 2026 não é apenas uma feira, é uma experiência completa que encanta com cores, sabores e histórias. Além da grande exposição e da comercialização de peças únicas, a programação cultural, organizada e produzida pela MAPA Realizações Culturais, foi ampliada com o Festival Cultural FIART e o Festival Parafolclore da FIART, reunindo apresentações artísticas que celebram as identidades regionais brasileiras.

A coordenação da 31ª Feira Internacional de Artesanato – FIART realizou na quinta-feira (15), no Espaço Neuma Leão, seu lançamento oficial, marcando o início da contagem regressiva para a abertura no Centro de Convenções de Natal. O evento, um dos mais importantes do segmento no Nordeste e do Brasil, acontece de 23 de janeiro a 01 de fevereiro de 2026, das 16h às 22h, prometendo uma edição repleta de inovações e a celebração da rica cultura artesanal brasileira. O lançamento contou com a presença de autoridades, imprensa, patrocinadores, expositores e parceiros.

Com excelentes expectativas, a FIART 2026 se consolida como um palco vibrante para a arte e um catalisador de oportunidades de negócios, reunindo mais de 1.300 artesãos de todo o Brasil – e além das fronteiras brasileiras, distribuídos em 280 estandes, ocupando uma impressionante área de exposição de 7.500m²; e estima receber mais de 50 mil pessoas durantes os dez dias de feira. A FIART que se realiza no Centro de Convenções de Natal, na Praia de Ponta Negra, Avenida Costeria, é uma criação do empresário paraibano Nevaldo Guedes Lucena, radicado há décadas em Natal.


VALORIZANDO A RIQUEZA CULTURAL


“O evento reafirma seu compromisso de valorizar o artesanato, o talento empreendedor e a riqueza cultural potiguar e nacional, transformando-se em um ponto de encontro essencial para a troca de experiências e a celebração da criatividade que pulsa em cada canto do país”, garante o empresário paraibano (radicado há décadas em Natal) Neiwaldo Guedes, criador e coordenador geral da FIART.

Organizada pela Espacial Eventos, e uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do RN (SETHAS), a 31ª edição da FIART conta com o patrocínio da Prefeitura do Natal, Luck Receptivo, Sebrae, Banco do Nordeste, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e Governo Federal, e apoio Inter Tv. (Fonte: Gustavo Farache). Fotos Canindé Soares.







Liszt Madruga

Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN

Comentários


bottom of page