COM O TEMA REIMAGINADO O AMANHÃ, O FESTURIS FOI O MAIOR EVENTO TURÍSTICO DAS AMÉRICAS
- Revista de Turismo PB

- 10 de dez. de 2025
- 5 min de leitura

(Liszt Madruga, de Gramado, RS, especial para Revista do Turismo da Paraíba) - Consolidado como a mais efetiva feira de negócios turísticos da América Latina, o FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado encerrou a sua 37ª edição com números expressivos e a certeza de que o setor segue em franca expansão. O evento registrou

crescimento geral de 15% em relação a 2024, reunindo mais de 17 mil profissionais e movimentando cerca de R$ 552 milhões em negócios durante os quatro dias de programação.
A estimativa é de que o FESTURIS tenha movimentado cerca de R$ 80 milhões na

economia local, considerando hospedagem, alimentação e consumo médio dos visitantes.
Com 64 destinos internacionais representados, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes, o FESTURIS segue como uma importante plataforma estratégica de conexão e geração de oportunidades para o turismo

global. Além disso, o evento contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e um crescimento significativo no número de agendamentos/reuniões.
“Os números refletem o crescimento do evento e a força de um setor que se reinventa constantemente. ‘Reimaginando o Amanhã’, nosso tema de 2025, representa o compromisso de construir um turismo mais humano, sustentável e conectado com as transformações globais,” destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.
Os estandes dos expositores, imponentes e criativos, foram erguidos por cerca de 1.500 operários de mais de 30 montadoras. Outros cerca de 600 colaboradores temporários atuaram em áreas operacionais, como recepção, limpeza, segurança e transporte. A presença de 420 veículos de comunicação nacionais e internacionais garantiu ampla visibilidade e consolidou Gramado como epicentro das discussões sobre o futuro do turismo.

37ª EDIÇÃO REGISTROU INÚMEROS DESTAQUES
Os diferentes espaços temáticos do evento também cresceram. O Espaço Luxury, que celebra 10 anos, reuniu 130 marcas, enquanto os segmentos Business & Innovation, Health and Wellness, Green Experience, Wedding,

LGBT+ Diversidade, e o Espaço Rio Grande do Sul reforçaram a diversidade e representatividade do evento.
O Espaço LGBT+ foi ampliado e passou a incorporar temas de afroturismo e etnoturismo, consolidando a proposta de

diversidade. A edição também apresentou iniciativas voltadas à sustentabilidade, com a certificação do SeloXIS tornando o FESTURIS o primeiro evento a receber tal reconhecimento. Outro ponto que merece ênfase é o olhar para o turismo acessível, com parcerias entre o MOVER, SEMARHIS e Inclusiva Arquitetura, que proporcionou aos visitantes uma experiência mais inclusiva.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DO FESTURIS
Portugal foi o País Convidado de Honra deste ano e a Costa Rica, que se destaca pelas iniciativas de sustentabilidade, foi reconhecida nos 10 anos da Árvore da Integração.
A vocação internacional do FESTURIS se evidencia pela presença de um total de 64 destinos internacionais. Vieram países de toda a América Latina como Uruguai, Argentina, Colômbia, Peru, Chile, México, etc.; da Europa como Portugal, Espanha, França, Suíça e Itália; da África como Marrocos, Angola e África do Sul; da Ásia como Japão, Maldivas e Emirados; além da Austrália na Oceania e Estados Unidos na América do Norte.
RELAÇÕES REAIS QUE CONSTROEM O FUTURO
Em 2026, o FESTURIS abordará o tema “Relações reais que constroem o futuro”, aprofundando o diálogo sobre conexões humanas e experiências autênticas no turismo. O evento também se prepara para expandir o Projeto Hortênsias e lançar novas ações voltadas ao turismo esportivo, reafirmando o propósito de impulsionar o desenvolvimento sustentável do setor.
O FESTURIS ao longo da sua fabulosa história, indubitavelmente se constitui em um dos maiores eventos de negócios turísticos por esse mundo afora. O Rio Grande do Norte participou com estande onde os participantes receberam informações turísticas de Natal - a Capital Espacial do Brasil, e de outros municípios potiguares presentes no FESTURIS realizado no período de 06 a 08 de novembro no Cesar Parque, em Gramado.
Importante ressaltar a destacada participação da Paraíba que é um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil. De um modo geral o Nordeste e o Norte foram presenças positivas: Pernambuco, Ceará, Bahia, Alagoas, Sergipe, Piauí, Maranhão, Amapá, Acre, Pará, Amazonas com seus maravilhosos “stands” foram visitados e elogiados pelos presentes.
Na conjuntura atual o FESTURIS é um dos maiores eventos atinentes as atividades turísticas e culturais nacionais e internacionais, que movimenta a econômica do município de Gramado (e adjacências), cidade hospitaleira e linda de viver. Com a participação efetiva de centenas de destinos turísticos internacionais e nacionais, o objetivo do FESTURIS foi simplesmente mirabolante.
O FESTURIS Gramado é um projeto turístico sob a profícua gestão da conceituada empresa gramadense Rossi & Zorzanello, sob a profícua administração da dupla Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, ícones do turismo gaúcho. “São 37 anos de plena atividade, conectando pessoas, destinos, negócios, evoluindo e fortalecendo a indústria turística brasileira e internacional. Observar o turismo crescer e impactar positivamente a nossa economia é o que nos move ardorosamente. O turismo tem o forte poder de transformar vidas e comunidades, e o FESTURIS é o trampolim onde essas transformações se iniciam solidamente. Cada edição do FESTURIS renova nossa crença no potencial do setor e reforça preponderantemente o compromisso de entregar um evento que inspira”, destacou Marta Rossi,
O CEO do FESTURIS Eduardo Zorzanello disse que o diferencial do evento está nas conexões profissionais com olhar atento para o lado humano. “O FESTURIS é sim uma feira de negócios, mas também é um evento que se consolida um espaço de construção de ótimas parcerias”.
PERSONALIDADES HOMENAGEDAS NO FESTURIS
Diversas personalidades foram homenageadas pela direção do FESTURIS 2025, dentre elas Elza Wlkoff e Clécio Gobbi receberam o cobiçado Troféu Sílvia Zorzanello, entre na noite de quinta-feira (5), em Sessão Solene na Câmara Municipal de Gramado. O empresário Clécio Gobbi inaugurou o seu restaurante St. Hubertus, às margens do Lago Negro, tornando-se pioneiro no Brasil ao introduzir o “Fondue Suíço”. A jornalista Elza Wolkoff desenvolveu suas atividades atinentes a hotelaria, foi Miss Curitiba, atriz e produtora. Antonieta Varlese foi agraciada com o Troféu Cores do Turismo; ela é Vice-Presidente da Rede Acoor. Alejandro Malo, André Krammel, Carlos Antunes, Carlos Vazquez, Clovis Casemiro, Evandro Kovak, Marina Figueiredo, Paulo Atzingen, Roberto Lucena, Roger Bacchi, Rubia Carla Andrade e Samir Curi foram contemplados com o Trofeu Amigo do FESTURIS. Adilson Silva, Andrea de Freitas Ferreira, Belmar Guedes Jr, Daiane Oliveira Silva, Elias Sarantopoulos, Gunther Klein, Anderson Almeida Weissheimer, Janaina Carvalho Klein, João Medeiros, Jussara Chaise, Karin Galatto, Luciano bernardo, Luciano Teixeira, Tainara Ferreira, Maria Conceição Junkes, Pablo Santana, Rafael Marques de Souza, Roberto Bacovis, Roberto Lazzarotto, Rosani Aguiar, Rubia Carla Andrade, Rogéria Pinheiro, Tainara Dini, Paulo Oliveira, Bernardo Tessari, Fábio Leistner, Fernanda Fernandes, e Clairton Martins foram pomposamente contemplados com o título de Embaixadores Festuris 2025. Nossos parabéns. (Textos Liszt Madruga, Fernando Gusen. Fotos: Festuris/Divulgação).
Liszt Madruga
Jornalista e Presidente da ABRAJET - RN





Comentários